Make your own free website on Tripod.com
XII Copa do Mundo da FIFA - 1982
Éder
Home

eder-vi.jpg

Éder Aleixo de Assis (Vespasiano, 25 de maio de 1957), é um ex-futebolista brasileiro.

Éder começou sua carreira pelo América Mineiro (MG), como ponta esquerda. Após se transferir para o Grêmio, foi comprado por um dos rivais do América: o Atlético Mineiro. Lá permaneceu a maior parte de sua carreira, e lhe rendeu convocações para a Seleção Brasileira durante muitos anos.

Éder recebeu a Bola de Prata do Campeonato Brasileiro em 1983.

Jogou 52 partidas (5 não oficiais) pela Seleção Brasileira. Atuou na Copa do Mundo FIFA de 1982. Seu apelido era O Canhão, uma vez que, supostamente, ele tinha o chute mais poderoso do mundo. Marcou um belo gol contra a União Soviética nesta copa, o qual constantemente é listado como um dos mais fantásticos gols marcados em uma Copa. Depois que seu companheiro de time, Falcão, deixou a bola passar entre suas pernas, Éder ajeitou com seu pé esquerdo antes de estourar a bola na rede com o mesmo pé a uma distância de 25 metros. Dasayev, goleiro soviético - considerado o melhor goleiro do mundo - sequer se moveu.

Hoje em dia, Éder Aleixo é empresário e comentarista esportivo na TV Globo em Minas e é dono de várias escolinhas de futebol. Ele só se aposentou em 1997, aos 40 anos de idade.

volta à página inicial