Make your own free website on Tripod.com
XII Copa do Mundo da FIFA - 1982
Leandro
Home

228257_vga.jpg

 
José Leandro de Souza Ferreira (Cabo Frio, 17 de março de 1959), mais conhecido como Leandro, é um ex-futebolista brasileiro, ídolo da torcida do Flamengo.
 

Leandro dedicou toda a sua carreira ao Flamengo, desde as categorias de base, entre 1976 e 1978, até os últimos dias dela em 1990.

Rubro-negro de coração, Leandro foi um lateral-direito muito técnico, que apoiava bastante o ataque, mas que também marcava atrás com eficiência. Participou da era gloriosa do Flamengo, que sob o comando de Zico, conquistou no início dos anos 80 três Campeonatos Brasileiros, uma Taça Libertadores e o Mundial Interclubes.

Considerado por muitos jogadores, treinadores e críticos esportivos como o maior lateral-direito que o Brasil já produziu, Leandro também integrou a maravilhosa Seleção Brasileira, que disputou a Copa do Mundo de 1982.

Em 1985, em virtude de um série de contusões nos joelhos, Leandro passou a jogar como zagueiro e, nesta nova posição, fez parte do time rubro-negro campeão brasileiro em 1987.

Mesmo com suas constantes lesões, Leandro foi convocado por Telê Santana para a Copa do Mundo de 1986. Entretanto, durante os preparativos para a competição, Leandro e Renato Gaúcho escaparam da concentração da Seleção para curtir a noite carioca. No retorno, Leandro não conseguiu escalar o muro da casa e, em solidariedade ao companheiro, Renato também permaneceu do lado de fora. Em seguida, Telê cortou Renato do grupo, mas manteve o nome de Leandro. Retribuindo o gesto de solidariedade, Leandro recusou-se a participar daquela Copa.

Encerrou sua carreira precocemente em 1990, contabilizando 411 jogos e 18 gols marcados com a camisa rubro-negra. Nos dois anos seguintes, entrou mais 25 vezes em campo.

Leandro atuou em todas as posições no time do Flamengo, com exceção na de goleiro.

Hoje em dia é dono de uma pousada no Cabo Frio.

volta à página inicial