Make your own free website on Tripod.com
XII Copa do Mundo da FIFA - 1982
Curiosidades da Copa do Mundo de 1982
Home

Fontes:

  • Cinco nações faziam sua primeira participação em copas: Argélia, Camarões, Honduras, Kuwait e Nova Zelândia.
  • Antes de embarcar para a Espanha com a seleção, o lateral Júnior gravou e lançou um compacto (disco de vinil em tamanho pequeno) com a música "Povo Feliz", mais conhecida como "Voa Canarinho", que foi a música-tema da equipe para o mundial. A música fez tanto sucesso no Brasil, que o compacto vendeu mais de 200 mil cópias durante a realização da Copa.
  • A maior goleada de todas as Copas registrada nesta edição: Hungria 10 X 1 El Salvador. O atacante húngaro Laszlo Kiss se tornou o primeiro reserva a marcar três gols em uma partida de Copa do Mundo. Ao marcar o gol de honra de El Salvador, o meia Luis Ramirez se tornou o maior jogador de futebol daquele país.
  • O brasileiro Elba de Pádua Lima, o Tim, foi o técnico da Seleção Peruana na Copa da Espanha. Ele jogou a Copa de 1938 pelo Brasil.
  • Maradona foi expulso na partida Brasil 3x1 Argentina, depois de dar uma entrada maldosa no volante brasileiro Batista.
  • O zagueiro Edinho declarou que Éder e Serginho recebiam mil dólares cada para comemorar seus gols perto de uma placa de publicidade.
  • A conveniência marcou a partida entre Alemanha e Áustria. Os alemães precisavam da vitória para ficar com a vaga da Argélia. Quando Fischer fez 1 a 0, placar que também garantia a Áustria na fase seguinte, os dois times passaram a tocar bola no meio de campo. Tudo isso debaixo de uma estrondosa vaia da torcida espanhola. Em recente entrevista, um dos jogadores daquela partida, o alemão Hans-Peter Briegel, confirmou a armação e pediu desculpas aos argelinos. O jogo é conhecido como a "partida da vergonha".
  • O príncipe do Kuwait, Fahad Al-Sabah, não se contentou apenas em invadir o campo e paralisar o jogo com a França quando o seu time perdia de 3 a 1 e tomou o quarto gol do atacante francês Girésse. Ele alegou que queriam ouvido um apito antes do gol, o que realmente havia acontecido. No dia seguinte, mesmo tendo conseguido anular o gol, ele acusou a FIFA de ser dominada pela Máfia e acabou sendo punido pela entidade com multa de 11 mil dólares. A equipe do Kuwait foi treinada pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira, que, doze anos depois, seria tetracampeão pelo Brasil.
  • Honduras produziu uma das cenas mais comoventes da Copa de 1982. Sonhando em conseguir uma vaga para a segunda fase da competição, o time segurou o 0 a 0 contra a Iugoslávia até 42 minutos do segundo tempo. Aí a zaga cometeu um pênalti infantil e Honduras acabou derrotada. No final da partida, todo o time chorou copiosamente no gramado.
  • O sistema de desempate através dos pênaltis foi introduzido em 1978, mas só entrou em vigor no Mundial da Espanha. A Alemanha Ocidental derrotou a França por 5 a 4 e se classificou para a final do torneio. Nesse mesmo jogo, o goleiro alemão Harald Schumacher pulou em cima do francês Patrick Battiston dentro da área. O juiz não marcou pênalti e Battiston ficou desacordado em campo. A pancada lhe custou apenas um dente, pago pelo próprio Schumacher, que foi perdoado e foi até convidado para o casamento do francês. Muitos julgaram que ele tivesse morrido com o choque.
  • Todas as vezes que o ônibus da Seleção Brasileira foi do hotel para o estádio, o fez por um mesmo caminho, e sempre voltou por um outro. A rotina só foi mudada no fatídico dia 5 de Julho, quando o ônibus enveredou na ida pelo caminho que costumava fazer a volta. Mais: naquele dia, a TV não funcionou. Nesse dia, também pela primeira vez, desde o início da Copa, a seleção não posou para fotos, justamente no dia da derrota contra a Itália.
  • O zagueiro italiano Claudio Gentile marcou Zico brilhantemente, chegando ao ponto de rasgar a camisa do "galinho" dentro da área e o "quase aposentado" juiz israelense Abraham Klein não marcou penalti.
  • O jogo da derrota do Brasil frente à Itália ficou conhecido como "A tragédia do Sarriá". O Estádio Sarriá não existe mais, pois o Espanyol (dono do estádio) possuía muitas dividas em meados dos anos 90 e para quitá-las, teve que vender o terreno para uma construtora, que o demoliu em agosto de 1997 e montou um shopping no lugar. Atualmente, o Espanyol comanda seus jogos em casa no Estádio Olímpico Lluís Companys, sede principal das Olimpíadas de 92. Entretanto, o Lluís Companys não é o estádio oficial do Espanyol.
  • Foi nessa edição que o brasileiro Arnaldo César Coelho se tornou o primeiro juiz não europeu que apitou uma final de Copa do Mundo. Ao ser informado de sua escolha, chorou e disse: "É como ser pai pela primeira vez". 
  • Ao marcar o gol de honra da Alemanha Ocidental na final, o zagueiro Paul Breitner se torna o terceiro jogador a fazer gol em duas finais de Copa do Mundo (ele havia feito na final de 74), igualando o feito dos brasileiros Vavá (que marcou nas finais de 58 e 62) e Pelé (58 e 70). O francês Zinedine Zidane repetiria o feito ao marcar gols nas finais das copas de 98 e 2006.
  • Com a conquista da Itália, o goleiro e capitão Dino Zoff entrou para a história ao se tornar com 40 anos de idade o jogador mais velho a ser campeão mundial de futebol.
  • A Copa do Mundo da Espanha, em 1982, foi marcada pelo futebol ofensivo e criativo da Seleção Brasileira comandada por Telê Santana. Mas quem ficou com o título, e eliminou os brasileiros, foi a Itália.
  • Pela primeira vez a competição foi disputada por 24 seleções, entre elas várias estreantes. Na primeira fase, a Itália, após três empates, se classificou no número de gols marcados. Seus jogadores, criticados pela imprensa italiana, decidiram fazer greve de silêncio e não conversaram mais com os jornalistas.
  • O Brasil passou por cima de todos os adversários na primeira fase e se classificou como maior favorito ao título.
  • Quem estreou em uma Copa do Mundo foi Diego Maradona, mas não conseguiu levar sua seleção muito adiante.

  • Foi a primeira Copa cujo jogo de abertura oficial (instituído em 1966) não terminou em 0 a 0.

  • A Espanha se tornou o primeiro país-sede iniciado em vogal a não ganhar uma Copa. Até então, Uruguai, Itália, Inglaterra e Alemanha Ocidental haviam conseguido tirar proveito do apoio da torcida.

  • Em 1980, Paolo Rossi recebeu três anos de suspensão por participação em um esquema de manipulação de resultados do futebol italiano. Depois, a federação italiana reduziu para dois anos a sua pena, de forma que o atacante pudesse participar do Mundial da Espanha.

  • O italiano Cabrini perdeu um pênalti na final contra a Alemanha Ocidental. Foi o primeiro penal desperdiçado em decisão de Copa do Mundo.

  • Em 1982, Diego Armando Maradona já era visto como grande craque durante a Copa, mas ainda não estava consagrado. Mesmo assim, após a vitória sobre El Salvador, na primeira fase, passou a cobrar US$ 5.000 para cada entrevista concedida.

  • E Diego Maradona não era, em 1982, o mais polido dos jogadores. Seu estilo polêmico já era evidente. Após ser criticado por Pelé em um dos jogos, o argentino saiu-se com esta: "Quero muito bem ao Pelé, mas ele se equivocou. Pelé precisa estar no time e enfrentar a marcação constante de quatro defensores para depois opinar."

  • Houve um intervalo de nove dias entre o último jogo brasileiro na primeira fase (vitória sobre a Nova Zelândia) e a estréia na segunda fase (vitória sobre a Argentina). A rotina de treinos e concentração abalou alguns jogadores.

  • Os travessões do estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilla, estavam 2,5 centímetros abaixo do estipulado pelas regras da FIFA no jogo entre Brasil e União Soviética. O erro foi descoberto no dia seguinte por um ex-goleiro iugoslavo.

  • Mesmo tendo 18 anos para organizar a Copa de 82 -tempo recorde até hoje-, a Espanha deixou a desejar em diversos aspectos. "Eles parecem ter deixado tudo para a última hora e não sabem agora o que fazer. Tudo é difícil. É um fracasso", relatou Arnoldo Chiorino, jornalista da "Folha de S.Paulo", à época.

  • Aos 17 anos e 42 dias, o atacante Norman Whiteside, da Irlanda do Norte, atuou contra a Iugoslávia, em Zaragoza. Whiteside permanece o mais jovem jogador a estar em campo em uma Copa.

  • A seleção brasileira se hospedou no hotel Mas Badó, em Barcelona, na segunda fase da Copa. O Mas Badó tinha duas estrelas. Itália e Argentina, rivais da seleção, ficaram em hotéis de três estrelas. Rússia, Polônia e Bélgica, que também se hospedaram em Barcelona, se instalaram em estabelecimentos de quatro estrelas.

  • A França perdeu por 3 a 1 da Inglaterra na estréia, mas mesmo com uma campanha irregular conseguiu a classificação. Empatou com a Tchecoslováquia e ganhou do Kuwait por 4 a 1.

  • O time de Telê não teve dificuldades em se classificar, despachando nas eliminatórias a Venezuela e Bolívia.

  • Para o Mundial, a Fifa aumentou o número de participantes de 16 para 24, de modo a refletir o crescente número de inscrições e acomodar interesses financeiros e políticos. A Copa já tinha se tornado um negócio bilionário, atraindo a maior audiência entre os eventos esportivos existentes.

  • Com o aumento do número de participantes, na Copa da Espanha foram disputadas 52 partidas, em comparação com as 38 da Copa de 78.

  • Os italianos, empolgados com as vitórias sobre Brasil e Argentina, nem pareciam o mesmo time que começara timidamente o mundial. Com outros dois gols do oportunista Paolo Rossi, a Itália não deu chances aos poloneses. O placar de dois a zero colocava a Itália na final contra a Alemanha Ocidental.

  • Para muitos, a Copa de 82 marcou o fim da era do chamado futebol arte. A partir daí, prevaleceriam o preparo físico e os rígidos esquemas táticos defensivos, que acabariam por tirar o brilho do espetáculo. Times como a França de Platini e o Brasil de Zico, Sócrates e Falcão passaram a ser citados para mostrar que no futebol o que conta mesmo é o resultado.

volta à página inicial